Muitas vezes a próxima geração não está interessada ou preparada para liderar ou participar das decisões de negócio da empresa, mas podemos nos antecipar e tomar algumas iniciativas
Veja à seguir algumas ações que além de engajar a próxima geração vai promover o seu desenvolvimento:
Promova o sentimento de orgulho, conte as histórias da família.
Crie oportunidades de contato com o negócio: um estágio, um projeto pontual, experimentar é o melhor jeito de aproximar a nova geração dos negócios.
Planeje cursos que a próxima geração possa assistir. Seja como gestor ou não, todos os familiares precisam entender estrategicamente os negócios da família.
Crie uma estrutura clara de cargos, papéis e responsabilidades. Um cenário claro de como as responsabilidades estão divididas e de como as decisões são tomadas cria um ambiente mais seguro e longe de conflitos.
Tenha uma política clara de contratação de familiares. O familiar candidato à vaga precisa preencher determinadas qualificações? Quais regras de trabalho ele deve seguir? Pode ser promovido ou demitido?
Acordo de Sócios como ferramenta de engajamento da próxima geração
A partir da segunda geração, em que empresa deixa de ser liderada pelo(s) fundador(es), decisões que antes eram tomadas naturalmente, tornam-se decisões que precisam ser tomadas em consenso entre os sócios, o que pode ser bem complicado!
Por isso o Acordos de Sócios é fundamental.
Falar em sucessão e engajar a nova geração não se resume em definir o próximo presidente. Discutir com antecipação pontos que podem ser conflituosos futuramente e definir conjuntamente as regras da sociedade em um Acordos de Sócios, são passos que certamente preservam não apenas as relações pessoais, mas o negócio em si - além de criar um ambiente convidativo para as próximas gerações.
Prepare-se! Faça o planejamento da sucessão.
Comments