Faz parte do dia-a-dia, os familiares que trabalham na empresa precisam lidar com a complexidade de execer diversos papéis.
Mas, o que fazer para reduzir os conflitos na empresa familiar?
Na situação ilustrada nas imagens acima, pai e filha precisam ter claro que ambos possuem diferentes papéis - para então comportarem-se na perspectiva de cada papel. Sabemos que se na teoria parece óbvio, a prática é muito mais complexa. Maturidade emocional será a chave necessária para lidar com as ambiguidades e incongruências que surgem no dia a dia, fruto dos diversos papéis que familiares e não-familiares assumem dentro e fora da empresa.
Esteja ciente da existência desses diferentes papéis. Avalie as circunstâncias a partir do seu papel em cada circunstância. Vale a pena se aprofundar nessa discussão com os demais membros da família e lideranças da empresa.
Conflitos entre irmãos na empresa familiar
Na empresa familiar, existe um tipo de situação que gera problemas entre irmãos. É o caso de quando há irmãos que além de serem sócios, também trabalham na empresa, enquanto outros irmãos são apenas sócios, sem assumir papéis na gestão.
⠀
É difícil administrar essa diferença, principalmente no processo decisório - não tem jeito, é fundamental definir e deixar bem claro para todos quais decisões cabem exclusivamente aos que atuam na empresa e quais decisões são tomadas entre todos os sócios.
⠀
Nossa recomendação é de que apenas as decisões que envolvam pilares estratégicos, investimentos e riscos de capital, sejam temas para serem decididos entre os sócios, os demais temas são da alçada de quem é gestor e está trabalhando na empresa
⠀
E uma reunião mensal de sócios é uma boa prática. Desse modo vocês formalizam o momento de alinhamento, apresentação de resultados e discussão de tópicos para tomada de decisão.
Comments