Que as coisas mudam não é novidade, mas que as mudanças passariam a acontecer tão rapidamente, não estávamos preparados. Nos últimos anos tudo ganhou ares de incerteza.
À seguir relacionamos algumas situações pelas quais as empresas familiares estão passando e algumas possibilidades de encaminhamentos:
Cenário incerto promove ambiente de instabilidade entre funcionários e familiares. As relações tornam-se mais suscetíveis a conflitos.
⇒ Amplie os canais de comunicação, se assegure de que as informações cheguem de forma clara, direta e eficaz.
Necessidade de reinventar o modelo de negócio para se adequar ao cenário atual?
⇒É um bom momento para implementar as ideias e inovações propostas pelas novas gerações.
Com o distanciamento das lideranças consideradas grupo de risco, a empresa familiar precisa de soluções seguras para coordenar o processo decisório consensado?
⇒ Implemente uma estrutura de Governança que reúna as melhores competências, mesmo à distância.
A complexidade que o novo cenário traz para o mundo dos negócios exigirá a criação de soluções jamais utilizadas antes.
⇒ Confie na capacidade de sua equipe e agregue experiências externas de especialistas. Juntos vão encontrar os melhores caminhos.
Vender pelo ecommerce, automatizar processos, fazer reuniões via Zoom ou trabalhar home office... Essas eram iniciativas que os jovens traziam e que sempre ficavam no fim da lista de prioridades - e que hoje estão no topo da pauta em todas as reuniões.
Criar um modelo de gestão que equilibre agilidade e inovação é chave. A complexidade do cenário atual exige que as empresas tomem decisões que sejam INOVADORAS e de implementação RÁPIDA.
Como tomar decisões em cenários complexos?
Tente classificar as decisões em 3 níveis:
⠀
> Decisões de alto risco e que mudam o rumo da empresa devem ser tomadas no Conselho e pela alta liderança;
⠀
> Decisões de alto risco que afetam várias áreas demandam um time de diferentes áreas e níveis hierárquicos.
⠀
> Decisões de baixo risco são tomadas pelo líder da área ou pelo time.
⠀
E lembre-se, a participação ativa de todos é fundamental, consenso sem comprometimento não adianta…
As empresas estão aderindo à inovação e à implementação de mudanças, o que se torna uma oportunidade de ouro para que as novas gerações das famílias empresárias se aproximem mais dos negócios da família.
Muitas famílias já se articularam para criar o conselho da nova geração e assim conferir maior responsabilidade para os jovens talentos da família.
Comments