A cultura de uma empresa muitas vezes é a imagem e semelhança de seu fundador. Mas como manter a cultura organizacional na sucessão?
Como empresário, você tem uma visão clara do porquê sua empresa existe e aonde quer chegar. Mas será que as demais pessoas da empresa têm essa mesma clareza?
Como engajar as pessoas do time em uma mesma visão?
Empresas familiares vivenciam problemas relacionados à coesão e clareza de propósito nos momentos de transição de gerações. É natural que isso aconteça, é um processo orgânico de acomodação onde a nova geração começa a dar a sua cara.
Nesse sentido, o papel das lideranças é fundamental para manter todos na mesma direção e alcançar os objetivos do negócio.
Veja a seguir algumas medidas que podem ser adotadas ao longo do processo do planejamento sucessório:
Melhorar o ambiente de trabalho e aprimorar as habilidades de liderança do grupo gestor vai promover discussões sobre cultura, visão e valores. Não se intimide frente a esses temas, você certamente vai se surpreender com os resultados.
Reunir-se pelo menos uma vez por mês com o time para acompanhar os resultados do último mês e falar das perspectivas para o futuro é também uma oportunidade de engajar todos na mesma direção.
Garanta que a visão de futuro não se torne propriedade privada de uma ou poucas pessoas, mas sim que seja posse do time, motivo pelo qual todos trabalham.
Treinamento e feedback são ferramentas impessoais de curto prazo. Quando começamos a mentorar nossos subordinados partimos de uma conversa mais profunda, que aborda visão de futuro e sobre qual caminho percorrer para alcançar as metas.
Seja um líder-mentor e estabeleça uma relação na qual o principal objetivo é o desenvolvimento do mentorado. De maneira concreta, o líder que também é mentor valoriza e engaja os colaboradores, criando uma equipe muito mais eficiente.
Se você quiser compreender melhor como se dão as etapas que antecedem a Sucessão, tipos de resistências mais comuns e um passo a passo de como introduzir o assunto junto aos demais familiares, assista o vídeo a seguir.
Comments