Reorganizar a família, o patrimônio e a empresa do ponto de vista societário, tributário e sucessório não é blindagem. Fique atento. Cada holding é um mecanismo único, diverso de todos os outros, projetado de acordo com elementos específicos, entre eles, a configuração da família, o relacionamento entre os familiares, os regimes de casamento das pessoas envolvidas, as vontades de cada membro, os ativos a tratar e muitos, muitos outros.
Entender que as estruturas jurídicas devem servir à família - e não o contrário - é o início de um planejamento sucessório adequado e eficaz.
Para fins didáticos, abaixo relacionamos alguns tipos de holdings:
Holding Pura - diminui a papelada, simplifica a gestão, cuida apenas do capital social das empresas que controla, administra e auxilia nas tomadas de decisões políticas e operativas.
Holding Mista ou Operacional - além da manutenção de ações ou quotas de outras empresas que administra, ela pode desenvolver atividades operacionais.
Holding Familiar - concentra e otimiza a participação societária por núcleo familiar, garantido representatividade e permitindo o tratamento sucessório de quotas.
E a HOLDING FEITA SOB MEDIDA para as necessidades da sua empresa. Nunca é demais repetir: as estruturas jurídicas devem servir à família - e não o contrário.
Assista na sequência ao evento Falando em Sucessão com a participação de Fernando Carrilho, membro da 3a. geração do Grupo Carrilho.
Ao longo de sua trajetória como empreendedor e como sucessor, Fernando Carrilho obteve grande experiência com estruturação societária de empresas e planejamentos sucessórios. Fernando irá compartilhar seus aprendizados, erros e acertos num bate-papo descontraído com os sócios da UNE.
Ao longo do encontro os participantes também receberam muitas dicas e orientações da equipe Une Sucessão e Governança.
Kommentare