Sua família não precisa adotar todas as estruturas de uma vez. A criação de cada estrutura depende da análise de diversos fatores (configuração do genograma familiar, volume e características dos investimentos da família, etc.)
Quais são os tipos de estruturas da Governança Familiar?
Conselho de Família e de Sócios
O Conselho de Família e de Sócios é o fórum no qual as questões familiares –interesses, conflitos, expectativas, crescimento, história, valores, ética, conduta, educação e celebrações - serão discutidas e administradas. O conselho se dedica à preservação do patrimônio familiar, à criação de regras societárias, mediação de controvérsias e controle da pulverização do capital.
Family Office
O Family Office é um escritório, ou uma empresa, voltado para a administração do patrimônio da família. Mantido pela própria receita do patrimônio funciona de forma independente do negócio central da família.
Conselho da Nova Geração (ou Conselho de Herdeiros)
O Conselho da Nova Geração ou Conselho de Herdeiros é o fórum que trata das futuras gerações, criando e administrando programas de formação de herdeiros e desenvolvimento dos seus membros para o exercício do papel de sócios.
Governança familiar é diferente de governança corporativa?
Ambas são instrumentos de harmonização e alinhamento. Os representantes da família, do negócio e das propriedades possuem necessidades, direitos e deveres específicos e isso pode gerar tensões ou até disputas judiciais.
A governança corporativa atua predominantemente nas dimensões do negócio enquanto a Governança Familiar trata das questões familiares, formalizando acordos e auxiliando na mitigação de conflitos de interesse.
Como implantar a governança familiar?
Alinhe entre todos quais são os objetivos da Governança.
Faça um levantamento das demandas específicas e das melhores práticas do mercado.
Entrem em consenso e definam regras claras.
Formalizem estatutos, protocolos, acordos entre sócios e familiares.
Acompanhem a implementação
Comentários